
Os metalúrgicos de São José dos Campos e região aprovaram aviso de greve para representantes de cinco grupos patronais. A votação ocorreu em assembleia geral da categoria, na quarta-feira (25), como parte das atividades da Campanha Salarial 2021. Participaram da assembleia 63 trabalhadores, de 23 empresas.
Segundo Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região foram aprovados avisos de greve para 5 entidades patronais:
– Sindipeças (fábricas de autopeças): mesmo após duas reuniões com o Sindicato, a entidade quer alterar a cláusula da convenção coletiva que prevê estabilidade no emprego aos portadores de doenças ocupacionais. Por isso, o Sindicato passará a negociar diretamente com as empresas, e não mais com o grupo patronal. Principais fábricas: Eaton, Parker, TI Automotive, Retin e Retrovex.
– Sindicel (fábricas de fios e cabos elétricos): também quer alterar a cláusula da convenção coletiva que prevê estabilidade no emprego aos lesionados. O Sindicato aguardará a próxima reunião para pressionar o grupo a avançar nas negociações. Principais fábricas: Prolind, Wirex Cable, Wireflex e Cabletech.
– Fiesp (setor aeronáutico): em reunião, evidenciou que fará a mesma proposta do ano passado, que inclui alteração da cláusula sobre a estabilidade dos lesionados, ampliação da terceirização e tentativa de abolir a contribuição sindical, além da realização da homologação fora das dependências do Sindicato e somente na empresa. Principais fábricas: Embraer, Latecoere, Alestis, Aernnova, Sonaca e Pesola.
Esta é a quarta semana de mobilizações da Campanha Salarial nas fábricas da região. Até agora, metalúrgicos de 39 empresas já aprovaram a pauta de reivindicações, que este ano exige 15% de reajuste salarial e ampliação de direitos.