
O fim da tarde e o início de noite de segunda-feira (13) foi marcada por confusão e caos em São José dos Campos. Um protesto, ocorrido na região central, prejudicou o tráfego de veículos nas avenidas Teotônio Vilela e Nelson D’Ávila, dois dos principais corredores viários da cidade. Ninguém ficou ferido.
Um grupo de moradores da Comunidade Santa Cruz queimou pneus, rendeu motoristas e depredou veículos. A pista sentido zona sul da ‘Fundo do Vale’ ficou completamente interditada por volta de 18h, já que os manifestantes atearam fogo em quatro veículos – três carros e um caminhão – segundo o Corpo de Bombeiros.
Os atos foram organizados em protesto à morte de um homem na zona sul de São José dos Campos. O caso aconteceu no último sábado (11), onde a vítima estava em um carro roubado junto de outras três pessoas que haviam assaltado na região sudeste. Nas redes sociais, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) comentou a atitude dos moradores contra a ação da Polícia Militar.
Nelson D’Ávila
Os agentes da mobilidade atuaram para controlar e dar fluidez ao trânsito com segurança aos condutores. Foram realizadas operações para que se evitasse a região da manifestação, como bloqueio do acesso para a avenida Nelson D’Ávila pela rua Turquia e para a avenida Teotônio Vila pela rua Vilaça.
Até 20h40, o trânsito havia sido liberado na Nelson D’Ávila, entre a rua Turquia e a rua Jordão Monteiro, permitindo o acesso para a rua Paraibuna e a avenida Teotônio Vilela (sentido sul). A Guarda Civil Municipal também impediu a invasão da Secretaria de Manutenção da Cidade e de prédios públicos.
Nas imediações da Nelson D’Ávila, um grupo depredou carros e um ônibus do transporte coletivo. O Colégio Tableau precisou encerrar a vacinação às 18h30, antes do horário normal, que é 21h, em razão dos protestos.